Os gases de assistência são usados no corte a laser para melhorar a qualidade e a eficiência do processo de corte. O gás de assistência ajuda a soprar o material fundido e a evitar que ele se ressolide na superfície do material. Ele também ajuda a resfriar o material e a evitar que ele se deforme ou distorça. Os gases de assistência mais comumente usados no corte a laser são nitrogênio, oxigênio e ar comprimido.
1. Uso de nitrogênio na corte a laser
O nitrogênio é o gás assistente mais amplamente utilizado na corte a laser, graças às suas propriedades inertes. É utilizado para garantir um desempenho de alta qualidade do laser, particularmente quando um corte de alta qualidade é necessário. O nitrogênio elimina o oxigênio no ar e, assim, impede que ele reaja com o metal quente, resultando em um corte perfeito e brilhante, sem afetar a cor do material (isso dependerá da pureza do nitrogênio utilizado). O gás nitrogênio, sendo inerte, mantém a borda do corte livre de oxidação, permitindo que o laser funcione em um ambiente livre de oxigênio. O nitrogênio também é essencial para menor custo, maior velocidade de corte, maior produtividade, melhor controle, maior eficiência, nitrogênio sob demanda e uma solução plug-and-play.
2. Uso de oxigênio na corte a laser
O oxigênio é usado na corte a laser para cortar materiais que são difíceis de cortar usando outros métodos. O oxigênio é um gás altamente reativo e causa uma reação exotérmica ao multiplicar a potência do feixe de laser, permitindo que materiais mais espessos sejam cortados. O oxigênio reage com o material sendo cortado, criando uma reação química que ajuda a derreter e vaporizar o material. Dependendo do material, o oxigênio também é usado para aumentar a velocidade de corte e reduzir o custo do processo de corte. No entanto, o oxigênio pode causar oxidação, o que pode fazer com que uma camada de carbono se forme na borda cortada, resultando em um acabamento de produto ruim e problemas de adesão para qualquer revestimento ou tinta aplicada à superfície oxidada. Devido à alta reatividade do oxigênio, fatias muito finas não podem ser obtidas.
3. Uso de ar comprimido na corte a laser
O ar comprimido também pode ser usado como um gás auxiliar na corte a laser e pode ser mais rápido e mais econômico para corte a laser. No entanto, não permite obter peças com cortes muito limpos porque o ar tem 21% de oxigênio em sua composição (normalmente, essas peças precisam ser desbastadas antes do próximo processo, o que requer um trabalho extra). Esses cortes são válidos em peças que serão posteriormente pintadas ou soldadas, nas quais a cor da borda de corte não importa.
A pureza do gás assistente dependerá dos requisitos do cliente para o produto final, embora devamos considerar que:
Se usarmos ar atmosférico, a pureza do ar não pode ser alterada, teremos 78% de nitrogênio e cerca de 21% de oxigênio.
Se usarmos oxigênio, geralmente teremos purezas acima de 99,5%.
E se usarmos nitrogênio, dependerá do material a ser cortado, se o material será tratado posteriormente, a importância da cor da borda de corte, etc.
Tendo em mente que, ao diminuir a pureza do nitrogênio, reduziremos significativamente o custo.
Para consultas sobre produtos ou vendas, entre em contato com:
Shanghai A-Turbo Energy Technology Co., Ltd
Tel: +86 13816886438
Email: zhu@a-turbocn.com
Website: www.a-turbocn.com